jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2017
    Adicione tópicos

    Programa mineiro qualifica jovens profissionais na Europa

    Governo do Estado de Minas Gerais
    há 8 anos

    Vinte e cinco alunos do último ano dos cursos de Design de Produto e Gráfico de três universidades mineiras embarcam no próximo domingo (18), às 19h, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) com destino à Europa, onde participarão, em Piemonte, na Itália, de um intenso programa de capacitação por 40 dias. Os universitários integram o segundo grupo escolhido pelo Programa Jovens Mineiros, Cidadãos do Mundo, criado no ano passado pelo Governo de Minas para promover o intercâmbio de jovens universitários do Estado.

    Os estudantes farão cursos de especialização no Instituo Politécnico de Torino (Polito) e terão a oportunidade de fazer visitas técnicas a universidades, centros de excelência, empresas e entidades estrangeiras que possam contribuir para o aprimoramento de sua formação profissional, visando o mercado de trabalho. O treinamento será dividido em cinco módulos - virtualidade, materiais, design e território - e um workshop. A vivência contará, ainda, com um período de estágio no Centro de Pesquisas da Fiat (CRF) e visitas técnicas a Arranjos Produtivos Locais (APLs) organizadas pelo Polito.

    Além da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), esta nova etapa conta com a Universidade Fumec e Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), sediada em Governador Valadares. O processo de escolha dos universitários foi baseado no desempenho dos alunos ao longo de todo o curso de graduação, além de uma prova de Italiano elaborada pela Fundação Torino.

    Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o projeto é um esforço conjunto entre o Governo do Estado, iniciativa privada, instituições acadêmicas, sociedade civil e os governos de estados e províncias de países estrangeiros, que mantêm acordos de cooperacao com o Estado de Minas Gerais. As empresas que ajudam a viabilizar o programa podem, quando os jovens retornarem, entrevistá-los para uma possível absorção em seus quadros de funcionários. O programa, nesta segunda turma tem o apoio da TAP, Fiat, Jat Transportes e Logística, OMR Componentes e Aethra Sistemas Automotivos.

    Para o subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde a ampliação e consolidação do Jovens Mineiros, Cidadãos do Mundo "constitui uma iniciativa ousada e que terá grandes reflexos na melhoria de oferta ao mercado de jovens capacitados, com uma visão cosmopolita, que certamente contribuirão para as empresas serem mais competitivas nos mercados interno e externo. Outro dado importante é o fato de que o programa recepcionará jovens universitários de outros países para aqui se qualificarem".

    Ainda em 2009, duas novas turmas de universitários devem embarcar para a Ásia, com foco nos cursos voltados para a área tecnológica.

    Título Programa mineiro qualifica jovens profissionais na Europa
    Autor Secretaria de Estado de Governo Data 16/01/2009
    Links
    Arquivos
    Disponível em: http://governo-mg.jusbrasil.com.br/noticias/605643/programa-mineiro-qualifica-jovens-profissionais-na-europa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)