Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa ilumina 600 campos de futebol amador no Estado

    há 15 anos

    Para facilitar a prática do futebol amador e garantir mais segurança aos usuários, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), superou as expectativas e concluiu, em dezembro passado, as atividades previstas no Programa Campos de Luz. Com projeção inicial de contemplar 400 campos em todo o Estado, o Governo de Minas iluminou 602 áreas desde 2004, beneficiando 374 municípios mineiros. No total, foram investidos R$ 24 milhões.

    Desde a primeira fase, com início em 2004, o número de campos iluminados sempre esteve acima do estimado. Na etapa, implantada até novembro de 2005, a programação era atender 100 campos e foram iluminados 156.

    Já na segunda etapa, de dezembro de 2005 a dezembro de 2008, o resultado foi ainda melhor: a previsão inicial de atender 300 campos de futebol fechou com 446 áreas iluminadas. Segundo um dos responsáveis pelo programa, Mauri de Paiva, isso foi possível devido à utilização de tecnologia de ponta nos equipamentos. "Otimizamos nosso trabalho e, com o mesmo recurso, pudemos iluminar mais campos", afirma.

    Além da comunidade local não ter gasto com a implantação da iluminação, outro benefício está na tarifa cobrada pela energia dos refletores. A cobrança corresponde à tarifa de iluminação pública da cidade onde o campo está localizado, sem considerar o consumo. Com a medição, o valor ficaria maior.

    Segundo Paiva, a iniciativa contribuiu em sua essência para melhorar a prática esportiva e de atividades culturais, mas também trouxe como resultado maior tranquilidade aos moradores. Eles passaram a se sentir mais seguros durante a noite, devido à iluminação e à maior utilização dos espaços.

    O programa

    Criado em 2004, o Campos de Luz baseou-se em um programa social realizado em Nova York (EUA), no qual constatou-se a diminuição da criminalidade e vandalismo a partir da iluminação de quadras de basquete pela prefeitura local. A partir de então, percebeu-se que essa iniciativa poderia ser aplicada nos campos de futebol amador em Minas, objetivando a melhoria na qualidade de vida das comunidades, por meio do esporte e da cultura.

    Todos os campos atendidos possuem dimensões compatíveis com a prática de futebol, pertencem à prefeitura ou estão localizados em área pública, têm vínculo com um clube de futebol amador e possuem vestiários e alambrado ou cercamento, entre outros pré-requisitos para sua inclusão no Campos de Luz.

    Título Programa ilumina 600 campos de futebol amador no Estado
    Autor Secretaria de Estado de Governo Data 15/01/2009
    Links
    Arquivos

    • Publicações1676
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-ilumina-600-campos-de-futebol-amador-no-estado/597281

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)