Carregando...
JusBrasil - Política
17 de abril de 2014

Saúde Vocal do Professor capacita servidores do interior

Publicado por Governo do Estado de Minas Gerais (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Com a proposta de informar e conscientizar os professores da rede pública estadual quanto ao uso correto da voz, o Programa Saúde Vocal do Professor, uma iniciativa inédita do Governo de Minas, já capacitou cerca de 64 mil professores em todo o Estado desde sua implantação, em dezembro de 2006. O programa promove palestras para os professores da rede estadual sobre "Saúde e Comportamento Vocal” com a equipe de fonoaudiólogas da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A iniciativa, que faz parte da Política Estadual de Saúde Vocal, instituída em 2006, e que tem como foco a área de prevenção de doenças da voz, estabelece que todo professor admitido no sistema educacional do Estado de Minas Gerias deve participar das palestras de capacitação de saúde vocal.

Nas palestras os professores recebem orientações sobre o uso correto da voz, os cuidados para a prevenção das doenças laríngeas, além de formas de tratamento e acompanhamento. Ao final de cada palestra, os professores recebem cartilha contendo um resumo do conteúdo da palestra, junto do certificado de participação.

Para a coordenadora do programa e uma das autoras da cartilha “Saúde e Comportamento Vocal do Professor”, a fonoaudióloga Daniela Sacramento, a voz é o instrumento de trabalho mais importante dos professores e necessita de cuidados especiais. “Nós conscientizamos os professores da rede estadual de educação a respeito do aumento da qualidade de vida através do uso adequado da voz, evitando o aparecimento de doenças comuns que causam a alteração vocal”.

Videoconferência

As palestras do Programa Saúde Vocal além de presenciais também são transmitidas por meio de videoconferência graças à parceria entre a Seplag e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) que disponibilizou 60 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT S) espalhados pelo interior do Estado que permitem a transmissão das palestras em tempo real. 

Com duração de uma hora, a palestra é transmitida simultaneamente nos CTV s, com capacidade de 25 participantes por turno. A iniciativa permitiu que mais de 17 mil professores fossem capacitados durante o ano de 2008. A previsão é de que até o final de 2009, as videoconferências sejam realizadas mensalmente, treinando aproximadamente 35 mil professores. 

O médico Jayme Dumont Júnior, da Diretoria Central de Saúde Ocupacional da Seplag, destaca que o programa tem o eixo voltado para treinar o maior número de professores com a ajuda das videoconferências. “O diferencial do Programa Saúde Vocal do Professor é que as palestras, sendo transmitidas em tempo real por meio de videoconferência, atingem, principalmente, aqueles professores que não tem acesso às informações sobre a prevenção dos distúrbios vocais”. Segundo ele, a conscientização sobre o problema permite aumentar a satisfação pessoal e profissional do professor, além de reduzir o número de afastamentos por doenças laríngeas.

A agenda com a programação e inscrição para as videoconferências estão disponíveis no endereço eletrônico da Seplag. O interessado deve entrar no link Servidor e depois, Saúde Ocupacional. Mais informações também estão disponíveis pelos telefones da Diretoria Central de Saúde Ocupacional (31) 3239-6315 ou 3239-6317.

Título Saúde Vocal do Professor capacita servidores do interior
Autor Secretaria de Estado de Governo Data 07/08/2009
Links
Arquivos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://governo-mg.jusbrasil.com.br/politica/3128313/saude-vocal-do-professor-capacita-servidores-do-interior