Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Praça da Liberdade ganha luzes e cores para celebrar o Natal

    há 15 anos

    A iluminação de Natal da Praça da Liberdade, cuja decoração mistura bonecos de neve gigantes, bengalas, trenós, presentes e uma diversidade de figuras do Papai Noel, foi inaugurada na noite desta quinta-feira (4) pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia, juntamente com o presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais. Além de luzes e bolas tradicionais que se espalham por todo o jardim da praça, há grandes sinos verdes suspensos sobre a alameda central, unidos pelas palmeiras, e uma profusão de estrelas e laços que adornam os outros quatro cantos da praça, fonte, plantas e coreto.

    A solenidade de inauguração do Natal de Luz começou com a apresentação do Coral da Gremig/Cemig, seguida da chegada do Papai Noel, que caminhou pela alameda central, rumo ao Palácio da Liberdade, onde se apresentaram juntos os corais Gremig/Cemig e Libertas, do Palácio da Liberdade. Ao final da apresentação, depois de acesas as luzes pelo vice-governador, apresentou-se a cantora Sylvia Klein.

    O presidente da Cemig, Djalma Morais, disse que o mais importante é que a Praça da Liberdade é a referência da cidade nesse tempo de Natal. Projetada pela especialista em decoração natalina Cláudia Travesso, a iluminação da praça foi acionada simultaneamente de quatro pontos distintos, de onde foram acesos 20 mil metros de microlâmpadas e um quilômetro mangueiras luminosas.

    Foram investidos R$ 156 mil na decoração da Praça da Liberdade, segundo informação do engenheiro de expansão da rede da Cemig, Antônio de Pádua Dutra Pereira. A Cemig planejou algo especial para quem prefere freqüentar durante o dia a Praça, que está enfeitada com motivos natalinos que independem de energia elétrica e podem ser apreciados à luz natural, destaca ele.

    A decoração natalina da Praça da Liberdade, cuja iluminação foi montada com sensores luminosos, poderá ser vista todos os dias e noites, até 6 de janeiro, quando será desmontada.

    Público

    Centenas de pessoas que saiam do trabalho e famílias que vieram de vários bairros, especialmente para a festa, se misturavam aos freqüentadores habituais da Praça da Liberdade, que aproveitam o início da noite para caminhadas.

    A professora aposentada Maria Lúcia Lima, veio do bairro Floresta com os netos Thiago, Pedro e Caio de 8,6 e 3 anos. Pedro, o mais irrequieto, queria ver Papai Noel e se encantou quando as luzes se acenderam. A avó disse que o dia foi de expectativa para as crianças. “È importante que desde cedo eles aprendam a importância das festas de Natal, que não se resumem em ganhar presentes”.

    O médico Luiz Roberto Andrade saiu direto do trabalho com as gêmeas Luana e Larissa de 2 anos. “Moro aqui perto e não perco esta festa. A Praça da Liberdade fica ainda mais bonita com as luzes”, afirmou.

    O jovem Gustavo Menezes, 13 anos, do bairro Planalto, região norte da capital, assiste anualmente com a mãe Jane Menezes, que desta vez trouxe a menina Taís, de 9 meses, para receber o Papai Noel. O sorriso largo de Gustavo traduzia todo seu encantamento quando as luzes foram acesas.

    Sustentabilidade

    A decoração de Natal contempla várias regiões do Estado. A Cemig investiu cerca de R$ 1,2 milhão para promover o Natal de Luz 2008 em 24 municípios, além da capital mineira, que tem dez locais com ornamentações temáticas, microlâmpadas e cordões luminosos. As inaugurações que começaram nesta quinta-feira vão até 12 de dezembro.

    A decoração da sede da Cemig, que será inaugurada nesta sexta-feira (5), tem tema alusivo à sustentabilidade. Na entrada do prédio da Avenida Barbacena, foi montado um estande com bonecos mecatrônicos que vão interagir com os visitantes motivando-os a refletir sobre os problemas ambientais e o futuro do planeta. Nas quatro laterais do edifício, discos planos maciços de lâmpadas, poderão ser vistos de longe e confundidos com grandes bolas de Natal. A visitação estará aberta ao público a partir deste sábado (6), das 14 às 21 horas.

    Ainda em Belo Horizonte, a Igreja São José, a Assembléia Legislativa, o prédio do Ministério Público, os Correios, a Avenida Barbacena, entre a Amazonas e Praça da Assembléia, o prédio do Comando Geral da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Palácio das Mangabeiras também recebem enfeites natalinos. As inaugurações são neste sábado na Assembléia Legislativa e prédio do Ministério Púlico; dos Correios e Igreja São José, no domingo (7); o prédio do Comando Geral da Polícia Militar na segunda-feira (8) e do Corpo de Bombeiros, no dia 12.

    São mais de 1,5 milhão de microlâmpadas e 18 mil metros de cordões luminosos. As bases operativas da Cemig na Região Metropolitana de Belo Horizonte também foram decoradas. As unidades Itambé, São Gabriel e Anel Rodoviário, agências de atendimento e as unidades de Sete Lagoas e Betim ganham em suas fachadas contornos com mil metros de lâmpadas e cordões luminosos.

    Interior

    No interior do Estado, outras milhares de microlâmpadas iluminam monumentos, igrejas, praças, prefeituras, avenidas ruas e um conjunto arquitetônico, nos municípios de Almenara, Araxá, Cláudio, Conceição do Mato Dentro, Diamantina, Indaiabira, Itamarandiba, Itapagipe, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Montezuma, Paracatu, Pirapora, Rio Pardo de Minas, Sabinópolis, Santo Antônio do Retiro, São Domingos do Prata, São Francisco, São João del-Rey, Tiradentes, Três Marias, Unaí e Vargem Grande do Rio Pardo. As decorações de Natal dessas localidades serão inauguradas até o dia 13 de dezembro.

    Título Praça da Liberdade ganha luzes e cores para celebrar o Natal
    Autor Secretaria de Estado de Governo Data 04/12/2008
    Links
    Arquivos
    Fonte: Renato Cobucci/Secom-MG

    • Publicações1676
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações278
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/praca-da-liberdade-ganha-luzes-e-cores-para-celebrar-o-natal/329966

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)