Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governador assiste a peça dos alunos do Valores de Minas

    há 15 anos

    O governador Aécio Neves assistiu, nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte, o espetáculo “Sempre alegre, Miguilim”, encenado pelos alunos do Valores de Minas, programa em parceria do Servas e com a iniciativa privada, que tem o objetivo de garantir formação cultural e artística a jovens estudantes de comunidades pobres. O espetáculo, que ficará em cartaz até o dia 7 de dezembro, na Avenida dos Andradas 767, é baseado na obra de Guimarães Rosa, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano.

    “Esse programa é hoje uma referência dentro de Minas, mas também para fora de Minas na capacidade que a parceria pública e privada tem demonstrado para formar pessoas, para restabelecer a capacidade de convivência dessas pessoas com outras comunidades. Mais do que os talentos que estamos vendo surgir aqui, que são muitos grandes, acho que estamos assistindo e aprendendo uma grande lição de cidadania”, disse Aécio Neves, em entrevista.

    Para participar do Valores de Minas, o estudante tem que estar matriculado em uma escola estadual atendida por outro programa do Governo de Minas – o Escola Viva, Comunidade Ativa. Através desse programa, as escolas funcionam nos finais de semana, oferecendo aos alunos, pais e vizinhos, atividades culturais, esportivas e de lazer. O objetivo é aproximar a escola da comunidade.

    São parceiros do Valores de Minas em 2008: Banco BMG, Cemig, Fiat Automóveis, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de Minas Gerais (Ademig), Drogaria Araújo, Fidens Engenharia, Instituto Orvile Carneiro, Mate Couro, Senac Minas, Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg), Vilma Alimentos, Eas Tecnologia e Informação.

    Espetáculo

    O espetáculo envolve o trabalho de 350 jovens de comunidades pobres de Belo Horizonte e de Ribeirão das Neves. Além de atuarem, eles participam da elaboração do roteiro, trilha sonora e da confecção de figurinos, adereços e cenários.

    O espetáculo apresentado ao público é o resumo das atividades desenvolvidas ao longo de cada ano. Os estudantes participam de oficinas de teatro, circo, dança, música e artes plásticas e assistem aulas de Cidadania e Ética, História da Arte e Literatura. Os jovens também têm oportunidade de freqüentar exposições, shows, teatro, cinema e outros eventos culturais.

    “Sempre alegre, Miguilim” é o quarto espetáculo concebido e encenado pelo Valores de Minas. Desde 2005, o programa já formou 1.950 pessoas entre alunos, multiplicadores, professores de arte da rede estadual e ex-alunos que fizeram o curso de extensão. O espetáculo é aberto ao público e a entrada é um quilo de alimento não perecível. Também está sendo apresentado para estudantes do Escola Viva, Comunidade Ativa.

    O Valores de Minas também está lançando “Versos sem rumo”, segundo livro de poesias de autoria dos jovens participantes.

    Espetáculo Sempre alegre, Miguilim

    Direção Geral – Carlos Gradim e Samira Ávila

    Roteiro – Edmundo de Novaes Gomes

    Direção Coreográfica/Dança – Bete Arenque

    Direção Musical – Mestre Negoativo (Grupo Berimbrown)

    Direção, Concepção e Criação de Figurino e Adereçagem/Artes Plásticas – Marina Bylaardt

    Direção de Cena/Teatro – Samira Ávila, Cynthia Paulino e Simone Salles

    Elenco – Jovens do Programa Valores de Minas

    Cenografia – Edd Andrade (Osla Arquitetura)

    Criação de Luz – Fábio Retti

    Assistentes de Direção – Cynthia Paulino e Leonardo Bertholini

    Assessoria Coreográfica – Rodrigo Bboy e Cynthia Rider

    Assessoria de Movimentos Circenses – Victor Ovídio e Cláudio Bento (Trupe Tralha)

    Título Governador assiste a peça dos alunos do Valores de Minas
    Autor Secretaria de Estado de Governo Data 04/12/2008
    Links
    Arquivos
    Fonte: Wellington Pedro/Imprensa MG

    • Publicações1676
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governador-assiste-a-peca-dos-alunos-do-valores-de-minas/329775

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)