Carregando...
JusBrasil - Notícias
16 de abril de 2014

Unidade de Atendimento Integrado beneficia Venda Nova

Publicado por Governo do Estado de Minas Gerais (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, inauguraram  mais uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Belo Horizonte, no distrito de Venda Nova, um dos mais populosos da cidade, nesta terça-feira (14). O posto do UAI, localizado na avenida Vilarinho, 1.300, Shopping Norte, vai aumentar a eficiência e aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelo Governo de Minas à população.

A UAI de Venda Nova conta com atendimentos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), inseridos no Sistema Nacional de Empregos (Sine), que vai centralizar a intermediação de mão-de-obra, por meio de cadastro permanente de empresas, com oferta de vagas para o mercado de trabalho. Além dos serviços do Sine, também estará disponível a emissão de carteiras de identidade (1ª e 2ª vias e retificação do nome) com inscrição do número do CPF e atestado de antecedentes criminais; emissão de guias de arrecadação; Certidão de Débitos Tributários (CDT) para pessoas físicas; guia para pagamento de IPVA; além da disponibilidade do pagamento ou emissão de 2ª via de contas da Copasa e da Cemig.

Na opinião do vice-governador, é fundamental que a administração pública não melhore apenas internamente ou corporativamente; é imprescindível que ela melhore para o cidadão de todas as classes, para que no seu diaadia ele sinta a agilidade e rapidez da Administração Pública. “O governador Aécio Neves determinou a criação dessas Unidades de Atendimento Integrado por toda Minas Gerais e esta em Venda Nova já é a quinta que inauguramos neste ano. A UAI tem por objetivo que o cidadão seja melhor atendido e tenha os serviços públicos colocados à sua disposição de maneira mais rápida. Não haverá êxito completo nessa nova gestão pública revolucionária que estamos fazendo em Minas Gerais se o cidadão, no seu diaadia, não sentir essa melhoria”, afirmou Anastasia.

A Unidade de Atendimento Integrado faz parte do Projeto Estruturador Descomplicar, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e vai oferecer aos moradores de toda a região acesso rápido a diversos serviços prestados pelo Estado. A UAI Venda Nova ocupa área com mais de 300 metros quadrados, recebeu investimentos de cerca de R$ 270 mil e disponibiliza 28 guichês, o que possibilita capacidade de atendimento diário para 800 pessoas.

“Nosso planejamento estratégico tem como objetivo aproximar o Governo do cidadão através de ações de desburocratização e simplificação. As UAIs estão distribuídas em várias regiões do Estado e, em um único espaço físico, agregam uma série de serviços  que o Governo presta à sociedade, evitando que o cidadão tenha que ir a endereços diversos em busca de qualquer prestação de seu interesse”, explicou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão. De acordo com Renata Vilhena, o Governo de Minas está implantando um novo modelo de excelência em gestão com aplicação de tecnologia para gerenciamento de filas e amplo treinamento e qualificação de servidores, por exemplo.

Outros serviços

A Unidade de Atendimento Integrado de Venda Nova se baseia em um inovador modelo de gestão, que reúne, num só local, serviços públicos de diversos órgãos, proporcionando conforto e facilidade à população. Para prestação dos serviços e atendimento à população foram selecionados por concurso público 47 funcionários, que passaram por treinamentos técnicos, institucional e comportamental.

A instalação estratégica dessa unidade de atendimento em Venda Nova, além dos serviços prestados, tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre seu papel no exercício da cidadania. Para isso, um guichê da Ouvidoria Geral do Estado estará funcionando na unidade, recebendo denúncias e sugestões relativas aos órgãos estaduais da área ambiental, da fazenda, patrimônio, de polícia, de saúde, do sistema penitenciário e educacional.  

Outra novidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), é o Telecentro de Informática, que conta dez computadores de última geração, permitindo acesso gratuito à internet, incluindo a utilização de correio eletrônico, realização de pesquisas escolares e elaboração e envio de currículos. Além disso, o Telecentro vai possibilitar a capacitação profissional de jovens carentes da região, por meio de cursos a distância, com auxílio permanente de técnicos em informática.

O Governo de Minas, por meio do Projeto Estruturador Descomplicar, está reestruturando todos os postos do Psiu, que passam a se chamar Unidade de Atendimento Integrado (UAI), funcionando com novos padrões de serviços e oferecendo um moderno conceito de atendimento ao cidadão. Ao todo serão reestruturadas e criadas 30 unidades UAI em Minas Gerais. O Governo do Estado também vem analisando a possibilidade de aumentar o número de UAIs através de parcerias com o setor privado. Segundo o vice-governador Anastasia, já existe um projeto em estudo para que, a partir do próximo ano, a iniciativa privada se componha com o poder público para aumentar o número dessas unidades por todo o Estado.

A UAI de Venda Nova é a quinta a ser implantada no Estado e a segunda de Belo Horizonte e vai atender à população de Venda Nova diariamente, das 7h às 19h. O Governo de Minas já implantou unidades UAI no Barreiro e nas cidades de São João del-Rei, Lavras e Barbacena. Até o final do ano serão, entregues cinco novas unidades UAI e até 2010 todas as demais unidades do Psiu estarão reestruturadas de acordo com o novo modelo de atendimento.

Veja em anexo quadro dos órgãos e serviços da UAI Venda Nova.

Título Unidade de Atendimento Integrado beneficia Venda Nova
Autor Secretaria de Estado de Governo Data 14/10/2008
Links
Arquivos
Fonte: Carlos Alberto/Secom MG

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://governo-mg.jusbrasil.com.br/noticias/124262/unidade-de-atendimento-integrado-beneficia-venda-nova